Banhistas e comerciantes descumprem medidas de proteção contra a Covid-19 em Porto de Galinhas
Praia teve movimento intenso neste domingo (1º), véspera do feriado de Finados. Uso de máscara e distanciamento entre guarda-sóis foram algumas das recomendações desrespeitadas.
Neste domingo (1º), véspera do feriado de Finados, banhistas e comerciantes da praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no litoral Sul de Pernambuco, descumpriram algumas das medidas de prevenção à Covid-19, como o distanciamento social e o uso de máscaras fora da água. As recomendações foram feitas pelo governo estadual para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Em vários trechos da praia, foi possível ver adultos e crianças caminhando na areia sem máscara. De acordo com o Plano de Convivência com a Covid-19, a proteção no rosto só deve ser retirada em caso de consumo de alimentos ou durante o banho de mar.
Também foi possível ver guarda-sóis sem o distanciamento mínimo recomendado, de quatro metros. A ocupação da faixa de areia também deveria respeitar o distanciamento, com boxes de 16 metros quadrados para cada grupo de até dez clientes.
O comércio de praia voltou às atividades no dia 31 de agosto, na oitava fase do Plano de Convivência com a Covid-19. Desde então, foi possível observar praias lotadas em feriados como o de 7 de setembro, em que houve aglomerações em diversos pontos do litoral pernambucano.
Covid-19 em Pernambuco
No sábado (31), com a confirmação de mais 491 casos e 18 mortes por Covid-19, Pernambuco totalizou 162.893 infectados e 8.627 pessoas que perderam a vida por causa do novo coronavírus. Os números começaram a ser registrados em 12 de março.