Isolamento social não chega a 50% no primeiro fim de semana de quarentena em Pernambuco

0

Índice foi 49,7% no domingo (21), pior para o domingo no mês de março, segundo monitoramento do MPPE. No sábado, isolamento foi de 44,4%. Meta do governo é de 60%.

A taxa de isolamento social em Pernambuco não chegou a 50% no primeiro final de semana de quarentena para conter o avanço da Covid-19. O índice foi de 49,7% no domingo (21), o pior domingo do mês de março, e de 44,4% no sábado (20), melhor do que os dois anteriores. A meta do governo estadual é de 60%.

Os dados, divulgados nesta segunda-feira (22), foram apurados pela empresa InLoco e pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Pernambuco entrou em quarentena na quinta-feira (18), mas tem restrições a atividades aos finais de semana em todo o estado desde o sábado 6 de março, com fechamento de atividades não essenciais. Neste primeiro fim semana de quarentena, uma das diferenças foi a proibição até mesmo de atividades individuais nas praias, parques e praças.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag), o ideal é comparar as taxas de um mesmo dia em semanas diferentes.

Nos sábados anteriores, o índice foi de 43,1% em 13 de março e 43,3% no dia 7. Antes das medidas entrarem em vigor, no dia 27 de fevereiro foi 38,1%. Já na comparação dos domingos, os números foram 50,9% no dia 13 e 50,2% no dia 7. Em 28 de fevereiro, antes das restrições, o índice foi de 46,9%.

O índice de isolamento do estado é calculado a partir de uma média obtida com a taxa de cada município e do arquipélago de Fernando de Noronha.

No domingo (21), o maior índice foi em Mirandiba, com 60%; Sertânia, com 54,5% e Triunfo, com 54,3%. O Recife teve 51,7%.

Durante a quarentena, que vai até o dia 28 de março, a Secretaria Estadual de Saúde espera alcançar índices próximos aos 60% de isolamento. A meta foi indicada pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, na quarta-feira (17).

O governo estadual reforçou a fiscalização para que o decreto fosse cumprido. O Procon flagrou duas casas de bronzeamento funcionando irregularmente e encerrou três festas residenciais neste final de semana.

Ranking de isolamento

ranking do isolamento social foi desenvolvido no início de 2020 para mensurar o nível de isolamento em cada uma das cidades pernambucanas e apresentar uma média do estado.

Os dados são obtidos a partir da geolocalização dos celulares dos cidadãos com base no Mapa Brasileiro da Covid-19, elaborado pela empresa recifense InLoco.

Esse painel foi desenvolvido durante o Desafio Covid-19, uma iniciativa do MPPE, por meio do Laboratório de Inovações Tecnológicas e de Negócio (MPLabs); da Secretaria Estadual de Saúde (SES); e do Porto Digital de Pernambuco, por meio do Open Innovation Lab (OIL). O projeto incentivou soluções de tecnologia para conter a pandemia do novo coronavírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá, Seja bem-vindo ao nosso Portal, fale conosco por aqui ou através de nosso e-mail

× FALE COM A REDAÇÃO