“OREMOS E NOS RESGUARDEMOS”: médico anuncia colapso nos leitos COVID-19 em Garanhuns
SITUAÇÃO CRITICA EM GARANHUNS
O médico Ulisses Pereira, que atua na Saúde Municipal e no Hospital Perpétuo Socorro, trouxe um importante alerta na noite de ontem, dia 6. Em áudio que foi bastante difundido nas redes sociais, sobretudo via aplicativo Whatsapp, o Médico alertou para o colapso total nos leitos Clínicos e de UTI voltados ao atendimento de pacientes com COVID-19, aqui em Garanhuns.
“Na noite de hoje (dia 6) nós não temos nem Leitos de UTI, nem leitos clínicos, exclusivos, para tratamento de COVID-19. Podemos até transformar algum leito clínico em leito de COVID, mas não temos nesta noite. Ventiladores (respiradores) só temos os de transporte nas ambulâncias, SAMU e os de Sala de Estabilização que fica nas emergências (…); mas são muito poucos, em todo o Município não passam de dez. Oremos e nos resguardemos. Porque se agente se contaminar e evoluir com uma dificuldade respiratória, nosso risco de morrer é real”, alertou o Médico.
Atualmente, Garanhuns possui 30 leitos de UTI. São 10 na Unidade de Tratamento COVID-19; 10 no Hospital Regional Dom Moura (HRDM) e 10 no Hospital Perpétuo Socorro. Já o Hospital Monte Sinai possui 14 leitos de isolamento COVID-19, desses, quatro equipados com respiradores.
Em relação aos leitos clínicos são 40 na Rede Municipal (18 no Hospital Infantil Palmira Sales e 22 na Unidade de Tratamento COVID-19); além de 8 no Hospital Perpétuo Socorro e 10 no HRDM. O Dom Moura também possui um setor exclusivo para atendimento de crianças com COVID-19.