PTB lança pré-candidatura de Wellington Carneiro ao governo de Pernambuco
Natural de Garanhuns, no Agreste, Wellington Carneiro tem 48 anos. Ele é advogado, graduado em Gestão Pública e pastor da igreja Verbo da Vida.
O Partido Trabalhista Brasileiro de Pernambuco (PTB-PE) lançou oficialmente, nesta terça (14), a pré-candidatura ao governo do estado do pastor Wellington Carneiro, atual presidente da legenda. Apesar do lançamento, o nome da pré-candidato ainda vai ser levado para a convenção. O PTB-PE não divulgou o nome do pré-candidato ao Senado.
Também foi confirmada a candidatura a vice-governadora da advogada trabalhista Carol Tosaka. O evento foi realizado em um hotel no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade.
Wellington Carneiro chegou ao local acompanhado da esposa. O ato, que estava marcado para começar às 19h, teve início às 19h40.
Durante o evento, Wellington Carneiro falou sobre as prioridades de governo caso seja eleito.
“Precisamos resgatar os valores judaicos cristãos na nossa cultura pernambucana. Precisamos fazer ressurgir o Leão do Norte, abafado e enjaulado durante as últimas três décadas pelo menos. Precisamos colocar Pernambuco de volta no eixo do desenvolvimento. Trabalhar em todas as áreas, saúde, educação, infraestrutura”, afirmou.
Wellington Carneiro, que estava vestido de verde, fez críticas ao atual governo. “Nosso estado foi literalmente sucateado e precisamos de fato apresentar a Pernambuco um plano de desenvolvimento custa. É para isso que nós estamos nesse momento”, disse.
Perfil
Natural de Garanhuns, no Agreste, Wellington Carneiro tem 48 anos. Ele é advogado, graduado em Gestão Pública e pastor da igreja Verbo da Vida. Pai de cinco filhos, ele é casado com a produtora de eventos Daniela Carneiro.
A história política de Wellington Carneiro começou em casa. Ele é filho de Oscar Carneiro, que foi prefeito do município de Correntes, também no Agreste, entre 1993 e 1996.
Foi filiado a outros dois partidos antes do PTB Foi do PP por 19 anos e passou quatro anos no Patriota. Também foi secretário de Finanças em Correntes, na gestão do seu pai, entre 1993 e 1996.
O pré-candidato concorreu às últimas eleições ao cargo de vice-prefeito do Recife, pelo Patriota.
Ficou conhecido principalmente pela sua atuação em defesa aos valores conservadores. Conseguiu uma liminar na Justiça que autorizou a realização de cultos presenciais nas igrejas durante a pandemia, em 2021.
À frente do Grupo de Pastores Evangélicos da Cidade de Garanhuns, também entrou com um mandato de segurança para suspender a apresentação teatral de uma peça na qual Jesus era retratado como transexual, em 2018.