Sessenta grávidas dividem espaço em maternidade que tem capacidade para 17 mulheres no Recife

0

Nesta quarta-feira (23), unidade do Hospital Agamenon Magalhães, em Casa Amarela, na Zona Norte, passou por vistoria do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe).

Com capacidade para 17 pacientes, a maternidade do Hospital Agamenon Magalhães, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, concentrava 60 mulheres, nesta quarta (23). A unidade é uma das cinco que fazem atendimento de gestantes de alto risco na rede estadual. Com a superlotação, havia mulheres em corredores e aglomeradas, sem manter o distanciamento para prevenir a Covid-19.

A denúncia de superlotação foi feita pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe). De acordo com a entidade, na noite da terça-feira (22) havia 56 mulheres no local. Durante a madrugada, chegaram mais quatro parturientes. A ocupação atual é 252% maior que a capacidade.

“O hospital está previsto para atender 17 mulheres e isso significa uma equipe dimensionada para essa quantidade de pessoas, um espaço físico e climatização projetados para 17 pacientes. Além disso, por lei, essas mulheres têm direito a acompanhante. Então, não são somente as gestantes e os bebês que estão expostos a essa situação”, afirmou a presidente do Simepe, Claudia Beatriz Andrade.

Nas imagens registradas pelo Simepe, durante uma vistoria feita nesta quarta, é possível ver mulheres grávidas deitadas em macas no corredor do hospital e, nos quartos, bebês e mães próximos uns dos outros, sem mais que alguns centímetros de distância entre as camas.

“Havia mulheres desde a saída do elevador até o vão que dá acesso ao bloco cirúrgico. Algumas já tinham parido e. É uma situação inadmissível. Temos um déficit histórico de leitos e fazemos um pedido anual pela ampliação da oferta de leitos. Se fala em manter distanciamento nas redes sociais e na televisão e, lá, o que se via, era exatamente o contrário. Mulheres e bebês coladinhos”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá, Seja bem-vindo ao nosso Portal, fale conosco por aqui ou através de nosso e-mail

× FALE COM A REDAÇÃO