Variante brasileira do coronavírus é detectada em dois doentes de Manaus que morreram no Recife, diz Fiocruz

0

Resultado do sequenciamento genético foi divulgado nesta quinta-feira (11). Processo leva cerca de duas semanas para ser concluído.

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificaram a variante brasileira do coronavírus em dois pacientes de Manaus que, devido ao colapso da saúde no Amazonasforam transferidos ao Recife e morreram na capital pernambucana.

O resultado do sequenciamento genético de 44 amostras biológicas, feito pelo Instituto Aggeu Magalhães, foi divulgado nesta quinta-feira (11). A nova variante não foi achada em moradores de Pernambuco.

Os pacientes com a nova variante eram do sexo masculino e estavam na faixa etária dos 50 anos. Um deles morreu no Hospital das Clínicas (HC), na Zona Oeste, em janeiro.

O outro também foi internado inicialmente no HC e, após agravamento, transferido para o Hospital de Referência à Covid-19 (antigo Alfa), na Zona Sul, onde morreu em fevereiro.

Ao todo, 26 pacientes de Manaus foram transferidos para hospitais do Recife, Desse total, quatro morreram.

Análise

As 44 amostras biológicas analisadas pela Fiocruz tinham confirmação para o novo coronavírus. Desse total, quatro eram de pacientes do Amazonas. Dois tinham a nova variante e dois não apresentaram.

Outras 36, todas negativas, foram escolhidas de forma aleatória e contemplam pernambucanos de todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), inclusive do arquipélago de Fernando de Noronha.

Em outras quatro amostras, também de pernambucanos, não foi possível realizar o trabalho devido às condições das amostras.

A descoberta foi feita no laboratório de nível de biossegurança nível 3 da Fiocruz e na central de sequenciamento.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o processo para preparo das amostras, extração do RNA e posterior sequenciamento e análise dos dados leva, em média, duas semanas.

Os pesquisadores da Fiocruz acreditam que, apesar de essa descoberta envolver pacientes do Amazonas, há a possibilidade de circulação da variante P1 em território pernambucano.

Variante brasileira

A nova variante brasileira do coronavírus SARS-CoV-2 foi encontrada pela primeira vez no Japão, a partir de viajantes que tinham saído de Manaus.

Essa descoberta foi feita dias antes de a capital do Amazonas entrar em colapso hospitalar, com falta de oxigênio. Além disso, a mutação, chamada de P.1, foi detectada em um caso de reinfecção.

Por causa dessa nova variante, países vêm reforçando medidas de restrição de viagem a partir do Brasil. Mesmo assim, a P.1 já demonstrou estar presente em outras partes do mundo.

Na terça-feira (9), a Suíça registrou os primeiros casos dessa variante. Um dia antes, a Argentina havia reportado diagnósticos desse patógeno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá, Seja bem-vindo ao nosso Portal, fale conosco por aqui ou através de nosso e-mail

× FALE COM A REDAÇÃO